sexta-feira, 10 de junho de 2011

EM QUE SÉCULO ESTAMOS MESMO?


Toda vez que escuto a Shirin Ebadi, a iraniana ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, fico pensando se estamos mesmo no século 21.
A forma como mulheres ainda são tratadas em alguns países é muito revoltante. Uma pena que poucas, tenham coragem de enfrentar as autoridades repressoras e lutar pelo direito das mulheres.
Incrível imaginar uma mulher que não tem o direito a estudar, não tem direito de escolher com quem vai se casar, que não pode sair de casa sem as tais burcas. Uma tristeza.
Shirin Ebadi tem uma grande missão: lutar pelos Direitos Humanos. Pena que para isso ela tenha que simplesmente, abandonar o seu país e viver jurada de morte.
Nestas horas de reflexão sobre como vivem as mulheres nos países árabes mais radicais, vejo que ainda estamos muito longe de comemorações. Temos muito que lamentar.  
Até quando teremos que conviver com isso? Até quando vamos assistir a vida marginalizada com que muitas mulheres vivem, sendo praticamente escravas, seres de segunda classe.
Não quero em hipótese nenhuma dar um tom político a este blog, mas não tenho como não achar lamentável, que a presidente Dilma tenha recebido a Shakira e não receber uma mulher ganhadora de um Nobel da Paz e grande defensora dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário