terça-feira, 14 de junho de 2011

DAR LIMITES, EIS A QUESTÃO.


Tenho ficado muito assustada quando vejo o comportamento de pais em relação a disciplina dos filhos.

Não existe mais limite.

São as crianças que mandam nos pais.
No restaurante a criança está lá fazendo absurdos, jogando comida no chão, gritando, batendo no irmão. Olho para os pais e eles estão lá, como se nada   tivesse acontecido.
De repente, vem uma lá e fala:
- Fulaninha, não faz assim, a mamãe fica triste.
E a tal Fulaninha olha para mãe com aquela cara de desprezo e continua a sua obra de arte, a La Picasso pelo restaurante. Um horror.
No que se transformarão estas crianças? Em adultos sem nenhum respeito, daqueles que acham que são donos do mundo. Tudo gira ao seu redor.
Outro dia não agüentei e chamei a atenção de uma amiga. Ela ficou furiosa comigo. Parecia que eu tinha batido no moleque. A resposta foi categórica:
- Eu trabalho a semana inteira, não fico com meu filho. Não vou ficar o tempo todo dando bronca nele, dizendo que não pode fazer isso ou aquilo.
Bom, fiquei quieta. Não vou falar mais nada.
Mas estou aqui escrevendo para lamentar esta postura da maioria dos pais. Não enxergam que o limite é parte importante na educação das crianças.
Não adianta delegar para a escola esta responsabilidade.
Criança aprende com exemplo, se você não for o seu exemplo, quem será?
Não é porque trabalhamos muito que não temos a obrigação de educar nossos filhos.
O futuro destas crianças está na nossa mão.
Pense nisso e diga sim aos limites!!!



Sugestão de leitura:

Limites sem traumas

Tania Zagury
Ed. Record


Um comentário:

  1. Apesar de nao ter filhos eu concordo pleanemente com voce, Renata.

    O triste é que esse fenomeno nao acontece somente no Brasil. A legislaçao tambem nao ajuda, na intençao de evitar os abusos dos pais violentos cria crianças tiranas que ameaçam os pais de denuncia por um tabefe.
    Fomos criados de uma certa forma, que apesar de ter tabefes nos mostraram os limites...nos educaram.
    E a palavra educar vem de duco/ducis = conduzir....conduzir ao bom caminho.... alternativa que as leis e os pais modernosos nao sabem o que significa...

    ResponderExcluir