quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ETANOL, COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL. SERÁ????


Esta não é uma questão referente ao feminino, mas resolvi escrever, pois este é um assunto que me incomoda já faz muito tempo.

Meu primeiro carro era a álcool. Tenho ótimas recordações do meu velho e bom Escort Ghia, na cor champagne. Mas confesso, que era um porre toda manhã, esperar o carro esquentar, puxar o afogador... Mas a grande vantagem que todos ressaltavam era o preço do combustível, muito mais barato.Ok, realmente mais barato. 

Mas depois veio um discurso de combustível verde, polui menos, renovável (até ai, sem discussão), mas dizer que é um combustível sustentável?!?!?!?!

Lembro claramente de minhas aulas de Geografia, com o professor Fortunato: a cana de açúcar não tem nada de sustentável. Destrói o solo, o seu cultivo é muito primitivo, além das queimadas, o trabalho de exploração aos bóias frias é algo revoltante.

Sei que abordar este tema desta forma é meio politicamente incorreto, talvez nadar contra a maré, já que até empresas estão adotando políticas de usar Etanol em sua frota, mesmo que o combustível custe mais, afinal é um combustível sustentável.

Adorei quando li a reportagem da doutora em Geografia pela USP, Lucia Cavalieri, na revista Galileo de julho: "Etanol está longe de ser Sustentável". Após a leitura resolvi trazer o assunto ao blog. Além dos pontos que levantei, ela completa com um dado muito relevante:
"O agronegócio da cana ocupa o primeiro lugar no ranking de libertações de trabalhadores escravizados do país. Segundo a Pastoral da Terra, a CPT, 2,5 mil pessoas foram libertadas em situação de escravidão nas lavouras de cana, só em 2008".

Não sou contra o Etanol, mas não podemos tapar o sol com a peneira.

Milhões de produtores rurais são expulsos de suas áreas de origem, criando um grande monopólio, o uso de organismos geneticamente modificados pode afetar os ecossistemas vizinhos às plantações, o cultivo de cana gera poluição da água e do meio, várias pessoas possuem problemas de saúde com a chuva de fuligem resultante da queimada da palha de cana, trabalho escravo etc etc etc ...

Será que podemos mesmo considerar o Etanol que temos hoje é sustentável???

Nenhum comentário:

Postar um comentário